quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Sobre auxílios III: para material didático

Oi, gente!

Continuando a série sobre os auxílios :) Os retornos estão sendo bem positivos, com muitas visualizações e likes no Facebook! Ebaaaa! Por favor, não se esqueçam de avaliar o post no final (na seção Dê sua nota!), assim eu posso medir se eles estão num bom nível ou há algo que dê pra melhorar. Desde já, muito obrigada! Bem, depois de escrever sobre o seguro-saúde e o auxílio-instalação, vamos ao de material didático.

***

Nome:
Auxílio Material Didático

Valor e concessão:
O auxílio para a compra de material didático também é repassado uma vez só, antes da viagem. Ao contrário do de transporte e seguro saúde, este você só pode usar quando já estiver no país onde vai estudar. Abaixo está a tabela de valores, de acordo com o site do Ciência sem Fronteiras, consultado em 5 de setembro de 2013 (clique na imagem para aumentar):


Finalidade:
O auxílio material didático é pra ser usado na compra de materiais escolares e/ou equipamentos que sejam necessários para você como estudante. Lembre-se que essa necessidade varia de curso para curso. Obviamente, as ferramentas que um aluno de Arquitetura precisa não são as mesmas que eu, estudante de Cinema, vou utilizar. É obrigatória a compra de um computador e/ou um tablet.

Prestação de contas:
O CNPq e a CAPES exigem comprovantes do uso do auxílio para a compra de um computador, um tablet ou os dois. A quantia que sobrar depois dessa aquisição é sua e você não precisa comprovar como gastou o dinheiro. Para cumprir com a exigência dos órgãos de fomento, é necessário que você compre o computador e/ou tablet quando sua bolsa já houver sido implementada e você já estiver no país onde vai estudar. As notas fiscais ou outros comprovantes de compra precisam ser do país onde você é bolsista e datarem depois da sua chegada - sem esses dois requisitos eles são inválidos e você pode precisar restituir o valor ao programa. Notas ou comprovantes são enviados pela internet e têm um prazo para chegarem ao CNPq/CAPES. Esses prazos são estipulados por eles mesmos e variam de acordo com o edital, mas geralmente é algo em torno de um mês a partir do momento da chegada no novo país.

Minha experiência:
Quando cheguei em Londres, meu computador tinha acabado de completar seis meses de uso. Não vi necessidade nenhuma de comprar um outro - até porque havia investido em um ótimo computador pra dar conta do trabalho que preciso fazer na minha área. Acabei comprando um tablet só pela obrigação imposta pelo programa. Escolhi um Galaxy Note 10.1 porque já conhecia a Samsung bem e gosto muito da marca. Não sou muito entendida de tablets, mas esse é fácil de mexer e tem várias funções legais. Paguei algo em torno de £350. Apesar de saber que existem alguns mais baratos, preferi desembolsar mais e pagar por algo que na época era de última geração e de uma marca na qual eu confio.

Eu nunca tinha tido um tablet, e realmente foi bem útil. Meu curso demanda muita leitura, e era super fácil levar o tablet pra lá e pra cá e ler sempre que tinha um tempinho extra. Fora isso, usava bastante durante as aulas também e uma vez até acabei "salvando" um professor que não estava encontrando um texto no seu arquivo. Ofereci a ele meu tablet e ele ficou sendo meu amiguinho para sempre depois dessa! Hehehe...

Mas muita atenção aos espertinhos. Essa observação pode até parecer sem sentido, mas é que muita gente (mesmo!) já me perguntou se Kindles (e outros leitores) se encaixavam na categoria. E a resposta é não! Não mesmo. O Kindle é bem mais barato que um tablet, seria muito conveniente se desse mesmo para substituir, mas o Ciência sem Fronteiras não aceita que você não adquira pelo menos um computador ou um tablet. Isso significa que você pode sim comprar um Kindle - claro - mas isso não vai anular a obrigação de comprovar a compra de um computador ou tablet.

Bom, além do Galaxy Note 10.1, eu comprei também uma câmera fotográfica DSLR da Canon. É claro que eu queria a câmera para fins pessoais, mas como estudante de Comunicação Social e Cinema, perdi a conta de quantas vezes tive que pedir câmera emprestada para fazer algum trabalho. Então, apesar de não precisar prestar contas do que fiz com o que sobrou da compra do tablet, eu de fato adquiri a câmera pensando nela como um material didático e ferramenta de trabalho para mim. E foi um dos melhores investimentos que já fiz! No Brasil teria sido incomparavelmente mais caro, sem dúvidas. Na ocasião custou algo em torno de £450 (quase chorei ao ver o preço agora, que tá beeem menor!).

Fiz minhas compras de eletrônicos pela Amazon do Reino Unido, e não precisei pagar taxa de entrega nenhuma. Tudo chegou num prazo curtinho e sem defeitos. Para os demais materiais escolares (canetas, pastas, cadernos) eu fui nas lojas mesmo. Esse tipo de coisa eu prefiro ver do que comprar online mesmo :D

Ah, para o pessoal que é entusiasta de produtos da Apple, estudantes têm desconto comprando nas lojas oficiais da marca! Então é uma boa chance de comprar um MacBook ou um iPad. Muita gente fez assim, mas não foi o meu caso. Mesmo com o desconto, os produtos de lá continuam sendo mais caros. De qualquer forma, acho um ótimo investimento!

***

Amanhã tem o último post da série, com o Auxílio Deslocamento! Se você tiver mais perguntas sobre o auxílio para material didático ou outros, passa lá no ask.fm/naterradebeth.

Té mais!

7 comentários:

  1. Olá, muito uteis essas dicas sobre os auxilios.
    Voce teve de pagar o VAT na compra do seu tablet?
    Outra coisa, tem algum problema comprar algo que custe mais de £1000?

    ResponderExcluir
  2. Realmente não pode comprar o material no Brasil? E nem a data da compra pode ser anterior a chegada no UK? Tava pensando em comprar pela internet aqui no Brasil mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou da chamada de Janeiro/2014 e queria saber a mesma coisa...pq atualmente comprar aqui no Brasil está saindo até mais em conta, por causa do valor da libra, que está altíssimo. T:

      Excluir
  3. Ana,
    Adorei o post!!
    Queria saber onde vc achou a informação de que temos que gastar o auxilio depois de chegar la, e tal... procurei na internet sobre essas regras da prestaçao de contas mas não encontrei =/. Ia me ajudar se vc pudesse me dizer onde encontro essas regras! Obrigada!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana!
    Muita gente mandou email pro cnpq, e pelo menos no nosso edital, disseram que era permitido comprar coisas sem ser no nosso país de destino, contanto que a nota fiscal estivesse no nosso nome. Eu comprei um notebook e um tablet novo (que passou do auxílio, o resto tirei do meu dinheiro mesmo). Já tinha os dois, mas já estavam nos últimos suspiros heheh.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. show seu blog, embora nao curta muito esse tipo de leitura :)
    obrigado pelas informações!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Ana! Ótimas publicações sobre os auxílios! Foram realmente úteis. Eu gostaria de saber se você precisou realmente enviar a nota fiscal referente ao tablet ou computador portátil, porque atualmente o CNPq não está exigindo tal documento (e vários estudantes confirmaram que não precisaram comprovar como gastaram o auxílio material didático). Onde você encontrou as informações sobre a regulamentação do auxílio? Enviei um email ao CNPq, mas eles nunca responderam. Obrigado!

    ResponderExcluir